Como vencer o medo com auxílio dos Florais de Bach

Desperte esta virtude dentro de você.

A coragem é uma virtude e está dentro de cada um.

“Tudo que se tem de fazer nesta vida exige, antes de tudo, coragem. É preciso ser corajoso para começar um empreendimento, para iniciar um projeto, para se envolver em um novo relacionamento, para buscar outro emprego, para comprar um imóvel, para mudar de casa, para ministrar uma palestra para um grande público, para encarar a intensa preparação necessária para ser aprovado em concurso público… Enfim, há que ter coragem para enfrentar os incontáveis momentos de tensão que antecedem as grandes conquistas e são próprios às maiores oportunidades, aquelas que guardam os mais valiosos tesouros, trancados sob portas de aço.

Mas o que é coragem?

Há muitas respostas para essa pergunta. Arriscaremos, aqui, oferecer alguns subsídios para que você, amigo leitor, possa adquirir, consolidar ou desenvolver e aumentar a sua. Começaremos afirmando – em eco ao que sabiamente já ensinavam os grandes filósofos de eras passadas – que coragem não é a ausência de medo, mas o agir a despeito de estar tomado por ele. Trata-se daquela virtude que nos tira da inércia mesmo quando estamos diante de dificuldades e de perigos inomináveis. É o impulso que nos leva a enfrentar tais dificuldades e tais perigos com perseverança e hombridade, colocando o coração na frente porque estamos em defesa ou em busca do verdadeiramente correto, ético, moral.

E como age a pessoa corajosa?

Corajosa é a pessoa que age mesmo quando sente aquele frio na barriga incômodo, aquela queimação no peito e aquela ardência no coração, que bate forte, querendo sair pela boca. Corajoso é o homem que ignora o arrepio na espinha e reúne forças justamente nos momentos em que suas fraquezas estão mais expostas. Corajoso é quem tem consciência de que os maiores prêmios são conquistados quando se arrisca muito por eles – afinal, tudo que é valioso mesmo vem carimbado com a palavra “risco”. O corajoso é aquele que se recusa a desistir, mesmo quando todos os outros já retornaram para o conforto de casa.

“É preciso ter coragem para batalhar pelos sonhos, pelos desejos, pelos objetivos traçados. Sem coragem, não se encontra o destino.”

Coragem é firmeza de espírito para enfrentar a vida. É a habilidade de, ao cair, levantar-se rapidamente. É preciso ter coragem para batalhar pelos sonhos, pelos desejos, pelos objetivos traçados. Sem coragem, não se encontra o destino. Sem coragem, não se superam as limitações, as fraquezas, os pensamentos negativos, os temores, as dificuldades, os obstáculos. Coragem é, enfim, agir com determinação e autoconfiança.

Se há um diferencial entre os corajosos, eu diria que é a fé (clique aqui e leia o meu artigo sobre o poder da fé). A crença em algo maior que lhe dá forças para lutar é, para mim, uma das principais qualidades de quem consegue agir com coragem e superar as adversidades que naturalmente se interpõem no caminho. Acredito de verdade que, onde não há fé, não há coragem. E, infelizmente, se não há coragem, o medo toma conta da situação e a pessoa se acovarda e fica paralisada, aterrorizada, inerte.

“As dificuldades surgem exatamente para demonstrar para nós o quão corajosos somos; nunca para nos derrubar.”

As dificuldades surgem exatamente para nos demonstrar  o quão corajosos somos; nunca para nos derrubar. É que muitas vezes nos tornamos mais úteis só depois da revelação das nossas fragilidades. Ninguém mostra sua força navegando apenas por águas calmas. Pense nisso!

Quem tem coragem não sucumbe no primeiro revés, no primeiro fracasso, na primeira reprovação em concurso. Em vez disso, vai à luta, permanece nela e acaba por vencer. A vitória é o único destino de quem tem sabedoria. Para compreender que tudo se aprende e se conquista quando não falta coragem.

“É esperado que as pessoas tentem incutir medo em você e procurem apagar o seu brilho. O que não pode acontecer é você esmorecer. Levante-se e brilhe ainda mais forte! Nunca deixe a escuridão dos demais apagar a sua luz. Coragem sempre!”

A coragem é a mais alta das qualidades humanas, porque garante todas as outras.” – Aristóteles

https://blog.grancursosonline.com.br/a-coragem-ja-esta-dentro-de-voce/

Lendo este texto fiquei imaginando como os Florais de Bach poderiam ajudar de forma espetacular.

Quais são os Florais que podem ajudar ?

Se o indivíduo é tímido, tem medo que é um fator muito limitante, e este medo tem nome, o floral indicado é o Mimulus.

Se falta confiança na sua capacidade e nem tenta por não acreditar que ela exista, o floral indicado é Larch. Irá acreditar em si e enfrentar os desafios.

Se o indivíduo se deixa levar pela opinião dos outros, Walnut é o floral para manter sua individualidade.

E para quem o otimismo não faz parte da rotina o floral Gentian vem fazer brilhar a sua luz e a coragem.

Quer saber mais sobre os Florais de Bach? Visite meu blog: www.essencialterapias.com.br ou minha fanpage Essencial Terapias Complementares ou faça parte do grupo de estudos sobre florais no FaceBook: Florais de Bach Grupo de Estudos.

Um abraço fraterno

Wládia Nakahara

Terapeuta Holística.

Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE